sexta-feira, 18 de abril de 2014

E hoje quem brilha é ... António Palma

Olá Shinies!!!

E hoje quem brilha é...
... António Palma


O António Palma tem 22 anos é aluno do Instituto Politéctico de Tomar onde está a terminar o curso de Fotografia. É fotografo freelancer. 
O António além de freelancer é ex colaborador do streetlights.pt e actualmente colabora com o Gentleman's Journal, conta também com um livro que nasceu de um projecto académico de seu nome "Afeição" que já esteve em exposição na casa da cultura de Beja.
Actualmente os seus trabalhos passam muito pela fotografia de moda onde se destaca o seu talento natural. 

Fato, camisa, sobretudo e sapatos Ermenegildo Zegna
Botões de punho Montblanc
Bowtie Tommy Hilfiger
Styling: Gentleman’s Journal
Fotografia: AntónioAlexandrePalma
Modelo: Tiago Grancho  http://www.elitelisbon.com/
Agradecimentos: Teatro da Trindade

Olá António, antes de mais nada quero agradecer muito teres aceite o meu convite e a minha primeira questão parte exactamente desse ponto… O que te chamou à atenção no meu projecto para teres aceite participar?

O que me chamou à atenção foi o facto de te conhecer e principalmente porque gostas do mesmo que eu, de moda e acho importante que haja mais pessoas como tu, cheias de vida e lutem por aquilo em que acreditam.

Fotografia e Pós produção: António Palma 
Realização: António Palma 
Styling & Make Up: Joana Almeida
Modelo: Margarida Marques Carriço

Como fotografo principalmente de moda não podia deixar de aproveitar o facto e convidar-te para falar sobre este tema mas em relação a moda inclusa, como vês modelos em cadeira de rodas a serem lançados no mercado, campanhas que juntam pessoas sem limitações motoras a pessoas com essas limitações?

Sinceramente, penso que o facto de haver a condicionante de cadeira de rodas não afecta de todo o facto de uma pessoa ser ou não modelo. Penso que não deve haver distinção nesse aspecto. Pode haver menos procura por esses modelos, mas há procura. O que só por si há inclusão.

Photography: António Palma
Model: João Nuno (Central Models)
Production and Styling: João Barriga; Francisco Pires

Assistant: Marta Duarte
Se fosses convidado para fazer uma sessão fotográfica em que um dos modelos, ou o modelo principal estaria cadeira de rodas, quais seriam as tuas maiores preocupações, ambições/realizações em relação à sessão e dificuldades que irias sentir?

Honestamente não sei bem pois nunca experienciei tal acontecimento. Mas a primeira coisa que me veio à cabeça quando li a pergunta foi ter atenção as luzes no estúdio, que é o que faço normalmente. 

Model: Marta F. Cardoso
Design & styling: Tiago Loureiro
MUA: Ana Loureiro
Assistance: João Miguel
Achas que o mundo da moda é suficientemente “mente aberta” para receber bem este tipo de pessoas ou achas que pode existir algum tipo de preconceito escondido?

Claro que não há preconceito! Penso e constato que é mente aberta o suficiente sim, tal como verificámos na ModaLisboa quando lá foste! Tudo mente aberta e bem formada e ninguém teceu comentários. Muito pelo contrário como sabes.

Photography: António Palma
Model: João Nuno (Central Models)
Production and Styling: João Barriga; Francisco Pires

Assistant: Marta Duarte

Imagina que uma pessoa que se desloca em cadeira de rodas era convidada para um evento como o Moda Lisboa, na tua opinião consideras que essa pessoa ia ser acarinhada ou ia sentir-se uma “outsider”?

Acho que respondi a isto na pergunta acima descrita.

Fotografia e Pós Pródução: António Palma
Realização: António Palma
Styling: António Palma e Leandra Severino
Modelo: Leandra Severino
Para terminar uma pergunta um pouco mais pessoal: No teu dia-a-dia reparas nas barreiras arquitectónicas que existem? Quais as suas maiores preocupações quanto a isso?

Curiosamente nunca tinha reparado nestas coisas (sou muito aéreo). Comecei a reparar mais a partir do momento em que te conheci, e sim ainda há algumas barreiras quanto a isso. Há um exemplo aqui num supermercado em Tomar em que há rampa para cadeirantes mas depois da rampa é estrada, estrada para o parque de estacionamento, e estrada essa que tem dimensões tão reduzidas que ou passa um ou outro.

Fato, camisa, sobretudo e sapatos Ermenegildo Zegna
Botões de punho Montblanc
Bowtie Tommy Hilfiger
Styling: Gentleman’s Journal
Fotografia: AntónioAlexandrePalma
Modelo: Tiago Grancho  http://www.elitelisbon.com/
Agradecimentos: Teatro da Trindade

O livro do António que podem adquirir por encomenda para antoniopalma.photography@gmail.com


Nas páginas do António podem consultar melhor o trabalho dele e ficar atentos a trabalhos futuros e têm lá todos os contactos para o caso de necessitarem.
Fica aqui o meu agradecimento público ao António e os maiores votos de sucesso, vou continuar a acompanhar-te em todos os teus trabalhos és um artista que admiro imenso.

Bright Kisses, Filipa*

1 comentário: