quarta-feira, 21 de maio de 2014

E hoje quem brilha é ... João Ferreira

Hi Shinies!!!

E hoje quem brilha é...
... João Jacinto Freitas Ferreira

Hoje tenho o enorme prazer de ter no meu blog o querido João Jacinto Freitas Ferreira. Gentleman por excelência, conhecido pelo seu requintado gosto em vestir, director da revista online "Gentleman's Journal" e participante assíduo, como comentador, no programa "Passadeira Vermelha" na SIC Caras. São apenas algumas das coisas que fazem do João um presença que não podia deixar escapar a esta rubrica. 
O charme e o sorriso presente em cada presença e fotografia do João deixam transparecer a cordialidade e simpatia do mesmo e foi exactamente isso que encontrei nele a quando da minha abordagem para a participação nesta rubrica. Uma pessoa que vale a pena conhecer melhor sem dúvida.
























Olá João, antes de mais quero agradecer muito ter aceite o meu convite e a minha primeira 
questão parte exactamente desse ponto… O que lhe chamou à atenção no meu projecto para
ter aceite participar? 

Projectos que tocam as margens da nossa sociedade sempre me chamaram à atenção e gosto de os acompanhar e ajudar a crescer.
























Sendo o director de uma revista masculina, Gentleman’s Gournal, considera importante existir projectos deste tipo? E na sua opinião o que falta para terem uma projecção mais mediática do que aquela que existe?

São sempre importantes quando dão espaço ao que habitualmente não tem espaço na nossa sociedade. As minorias necessitam sempre de terem voz...porém qualquer projecto precisa de tempo e trabalho constantes para ter projecção.


























É do conhecimento geral que respira moda e tendências considera que qualquer pessoa, incluindo pessoas em cadeira de rodas, consegue também estar na moda?

Considero que qualquer pessoa, seja quem for, tem apetência para a elegância e procura de beleza seja na arte, moda ou literatura etc. Estar na moda é um conceito muito estranho tal como seguir as tendências... o importa é saber se cada pessoa sabe ser elegante no seu estilo de vida e de acordo com o seu corpo.

























Continuando no tema do conceito de mudança de visual e valorização pessoal, por exemplo para mim que me desloco em cadeira de rodas considero importante vestir uma roupa que conjugue conforto e que também tenha a sua beleza. Não acha que deveria existir designers de moda interessados em lançar algumas linhas de roupa com características especiais para este tipo de pessoas? Na sua opinião porquê que não surge esse interesse por parte dos designers?

Se me falar em questões prácticas ou seja de mobilidade etc... penso ser importante podermos fornecer a quem necessita, roupas capazes de responder às necessidades de movimentação etc não sei até que ponto uma linha de roupa para pessoas com menos mobilidade será possível.  Parece-me que se alguém despertar os designers para esta situação, são capazes de pensar em converter peças para mobilidades reduzidas. São pessoas com mente aberta para tal.


























Sendo uma figura pública, conhece de certo muitas pessoas igualmente figuras reconhecidas publicamente e também do mundo da moda. Acha que essas pessoas no geral sentem-se confortáveis a trabalhar em conjunto com alguém em cadeira de rodas ou seria uma dificuldade?

Sem a menor dúvida, acho que são capazes de relacionarem-se com alguém com mobilidade reduzida ou algum handicap. Da minha experiência de proximidade com alguns mundos, tenho a certeza que não haveria problema em acolher outros elementos dissonantes.























Como conhecedor dos bastidores do mundo da moda e sabendo da competitividade que existe entre modelos, para as pessoas que observam de fora é normal achar que alguns desses modelos têm características de pessoas intocáveis, criando para fora uma imagem de alguma distancia para com os outros. Pela sua visão acha que poderá existir preconceito de algumas dessas pessoas?

Como em tudo na vida, existem sempre pessoas que se tornam intocáveis para proteger a sua vida privada ou por serem menos seguras de si mesma. Mas o meio dos modelos não é um meio com preconceitos.























O João sendo director de uma revista, concerteza também mergulha bastante no mundo dos blogues, como vê a entrada de pessoas com mobilidade condicionada para o mundo dos "fashion bloggers"?

Acho normal e saudável.























Imagine que uma pessoa que se desloca em cadeira de rodas é convidada para um evento como o Moda Lisboa, na sua opinião considera que essa pessoa ia ser acarinhada ou ia sentir-se uma “outsider”?

Em vários anos de ModaLisboa nunca vi ninguém ser tratada como estranha ao evento. Toda e cada uma das pessoas que se aproxima da ModaLisboa é acolhida e tratada no seu contexto. Mesmo as que não sendo convidadas tentam entrar por todos os meios. ehehehe























Termino com uma pergunta um pouco mais pessoal. No seu dia-a-dia reparanas barreiras arquitectónicas que existem? Quais as suas maiores preocupações quanto a isso? Já alguma vez se tinha debruçado sobre este tema?

Nunca tinha pensado sobre o assunto até ver algumas pessoas tentarem entrar numa ou outra igreja da baixa lisboeta onde moro. Que claro, não foram desenhadas para mobilidade reduzida. Ou até tentarem entrar no Lux-Frágil, onde tudo isto foi pensado e desenhado. Hoje em dia a nossa concepção de pessoa e da importância de cada na sociedade é mais apurada que em tempos anteriores.

Mail de contacto: hello@gentlemans-journal.com

O Gentleman's Journal é uma revista masculina online onde podem sobre tudo ter uma visão sobre moda lifestyle e cultura.
Fica aqui o meu agradecimento público ao meu querido João, por ser uma pessoa tão sincera e sensível a este tipo de projectos e sobretudo pela entrega e por todos os elogios que teceu ao meu projecto. Espero encontra-lo em breve para lhe poder agradecer com um enorme beijinho. Obrigada por acreditar em mim e brilhar comigo neste meu blog mas que acaba por ser um pouco de todos que por aqui passam. 

Bright Kisses, Filipa*

Sem comentários:

Enviar um comentário